sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Por que nem sempre uma camera com mais pixels é boa?

Existe uma duvida muito comum no mundo da fotografia digital: quanto mais pixels melhor a camera?
O aumento dos megapixels nas máquinas digitais é um processo patrocinado pelo marketing das grandes empresas. Esta é uma corrida ruim, uma corrida que coloca no mercado máquinas que fazem fotos piores do que as lançadas há alguns anos.
Parte da culpa por este fenômeno deve ser imputada à nós, consumidores, que corremos atrás dos pixels sem saber exatamente o que isto significa.
Não sabemos o que estamos fazendo mas, soterrados por propagandas, acabamos por nos convencer de que 8 megapixels são sempre melhores do que 5 e muito melhores do que 4. Certo? Não.
Antes de afirmar que 8 megapixels são melhores do que 5 temos que analisar outras questões.
Sensores menores captam menos luz e possuem uma relação sinal/ruído pior do que sensores maiores. Os sensores são como baldes na chuva. Quanto maior o balde, mais água capta. Analogamente, quanto maior o sensores, mais luz ele armazena e menos ruído gera. Essa regra só vai mudar quando algum laboratório descobrir uma nova forma de fabricar sensores de qualidade melhor. Isso envolve pesquisa de novos materiais, cerâmicas, métodos de fabricação e muitas outras coisas que estão distantes de nós. Alguém, um dia, vai conseguir. Mas, por enquanto, esta é uma regra básica:
sensores menores captam menos luz e geram imagens de qualidade inferior.
Observe na tabela a seguira relação entre os tamanhos de sensores desde um celular ate o negativo 35mm:







A partir dessa analise concluimos que o importante não são a quantidade de pixels mas sim o tamanho do sensor que vai captar e gerar a imagem final.

Um comentário:

Danielle disse...

Tá. mas se eu for comprar uma camera nova, onde eu vejo a especificação deste tal sensor??? :)
Eu preciso de uma camera nova com urgencia! :P

Beijos